
Cada vez mais as empresas procuram terceirizar os serviços auxiliares para preocuparem se apenas com sua atividade fim. Este tipo de prática traz mais eficiência as empresas e cria a necessidade de existirem empresas especializadas para realizar as tarefas consideradas auxiliares pela empresa. Tarefas auxiliares são: limpeza, portaria, segurança, manutenção, logística, vendas etc... São todas aquelas tarefas que não são atividade fim da empresa. O único problema e´que a empresa muitas vezes não se preocupa com os riscos ambientais gerados por essas atividades. Em casos de acidente ou doenças de um funcionário terceirizado a empresa contratante e contratada respondem solidariamente pelo mesmo. A terceirização é uma realidade e gera um numero muito grande de empregos.
A empresa que contrata serviços terceirizados deve tomar alguns cuidados: cobrar do terceirizado documentação referente a segurança do trabalho (PGR, PCMSO e ASOS), solicitar antes do inicio do serviço o planejamento da atividade em relação aos riscos ocupacionais e a descrição de que forma estes riscos serão gerenciados para aquela atividade (muitas vezes isto encontra-se no PGR mas de forma genérica), a empresa deverá contratante deverá se preocupar com o impacto destas atividades em relação aos próprios funcionários, clientes e demais pessoas que circulem no entorno e deverá fiscalizar a atividade de forma a não deixar que qualquer atividade seja realizada no seu ambiente de trabalho sem que haja planejamento e segurança da atividade. O ideal é que estes cuidados sejam colocados em contrato para não haver duvidas quanto a estes cuidados.
A empresa que contrata serviços terceirizados deve tomar alguns cuidados: cobrar do terceirizado documentação referente a segurança do trabalho (PGR, PCMSO e ASOS), solicitar antes do inicio do serviço o planejamento da atividade em relação aos riscos ocupacionais e a descrição de que forma estes riscos serão gerenciados para aquela atividade (muitas vezes isto encontra-se no PGR mas de forma genérica), a empresa deverá contratante deverá se preocupar com o impacto destas atividades em relação aos próprios funcionários, clientes e demais pessoas que circulem no entorno e deverá fiscalizar a atividade de forma a não deixar que qualquer atividade seja realizada no seu ambiente de trabalho sem que haja planejamento e segurança da atividade. O ideal é que estes cuidados sejam colocados em contrato para não haver duvidas quanto a estes cuidados.
Condominios residenciais também devem cumprir as NRs
Exemplo: Um sindico contrata uma faxineira (poderia ser uma empresa de limpeza) para limpar as área em comum do prédio (estas recomendações acima até parecem exageradas, mas não são). Pela simplicidade aparente da atividade o sindico pensa que não precisa tomar cuidado algum quanto aos riscos ou faz o que a maior parte dos síndicos faz: dá um kit com alguns EPIs( luva de látex, avental impermeável e bota impermeável). Após breves esclarecimentos a funcionária começa a atividade. Foi solicitado dentre outras coisas que a funcionária limpasse algumas janelas a 3m de altura na fachada do prédio. O problema é que não foi visto sequer se esta funcionaria tem saúde para trabalhar em altura. Além disso ela não usa a luva pois tem alergia a látex outra situação que não foi prevista. E finalmente a funcionária resolve limpar os vidros de uma janela pelo lado de fora. E cai. De quem é a culpa. Infelizmente a culpa será imputada ao sindico ou ao contratante que não tomou os cuidados devidos e listados acima.
Exemplo: Um sindico contrata uma faxineira (poderia ser uma empresa de limpeza) para limpar as área em comum do prédio (estas recomendações acima até parecem exageradas, mas não são). Pela simplicidade aparente da atividade o sindico pensa que não precisa tomar cuidado algum quanto aos riscos ou faz o que a maior parte dos síndicos faz: dá um kit com alguns EPIs( luva de látex, avental impermeável e bota impermeável). Após breves esclarecimentos a funcionária começa a atividade. Foi solicitado dentre outras coisas que a funcionária limpasse algumas janelas a 3m de altura na fachada do prédio. O problema é que não foi visto sequer se esta funcionaria tem saúde para trabalhar em altura. Além disso ela não usa a luva pois tem alergia a látex outra situação que não foi prevista. E finalmente a funcionária resolve limpar os vidros de uma janela pelo lado de fora. E cai. De quem é a culpa. Infelizmente a culpa será imputada ao sindico ou ao contratante que não tomou os cuidados devidos e listados acima.
Conheça alguns riscos ocupacionais das atividades de limpeza
Parece impossível acontecerem coisas assim mas vou trazer um segundo exemplo que foi publicado no Jornal Zero Hora em Porto Alegre em Agosto de 2009.
...Um homem foi encontrado morto na manhã desta sexta-feira dentro da caixa d'água de um condomínio na Avenida Carlos Gomes, no bairro Mont'Serrat, em Porto Alegre. A vítima trabalhava na colocação de um produto na estrutura, que fica no térreo do condomínio. A caixa estava vazia.
De acordo com o capitão Franco Andrei Maciel de Brito, do Corpo de Bombeiros, a morte pode ter ocorrido por inalação durante o serviço. O oficial ressaltou que esse tipo de acidente de trabalho já ocorreu outras vezes na Capital. Por isso, seria a explicação mais forte para esse óbito.
— Ele deveria estar usando uma máscara de oxigênio. O cheiro é muito forte lá dentro. As causas mesmo só o DML vai confirmar, mas já ocorreu em Porto Alegre, é uma tendência. O cara acaba desmaiando e morre por asfixia. Em tese, é isso — explicou o capitão...
As empresas devem ficar cada vez mais atentas contratação de serviços terceirizados para não sofrerem prejuízos por não planejarem o tratamento dos riscos que essas atividades geram ou estão expostos no seu ambiente de trabalho. Deixe que a Consultoria e Treinamentos cuide da Segurança do Trabalho de seu Condomínio.
Parece impossível acontecerem coisas assim mas vou trazer um segundo exemplo que foi publicado no Jornal Zero Hora em Porto Alegre em Agosto de 2009.
...Um homem foi encontrado morto na manhã desta sexta-feira dentro da caixa d'água de um condomínio na Avenida Carlos Gomes, no bairro Mont'Serrat, em Porto Alegre. A vítima trabalhava na colocação de um produto na estrutura, que fica no térreo do condomínio. A caixa estava vazia.
De acordo com o capitão Franco Andrei Maciel de Brito, do Corpo de Bombeiros, a morte pode ter ocorrido por inalação durante o serviço. O oficial ressaltou que esse tipo de acidente de trabalho já ocorreu outras vezes na Capital. Por isso, seria a explicação mais forte para esse óbito.
— Ele deveria estar usando uma máscara de oxigênio. O cheiro é muito forte lá dentro. As causas mesmo só o DML vai confirmar, mas já ocorreu em Porto Alegre, é uma tendência. O cara acaba desmaiando e morre por asfixia. Em tese, é isso — explicou o capitão...
As empresas devem ficar cada vez mais atentas contratação de serviços terceirizados para não sofrerem prejuízos por não planejarem o tratamento dos riscos que essas atividades geram ou estão expostos no seu ambiente de trabalho. Deixe que a Consultoria e Treinamentos cuide da Segurança do Trabalho de seu Condomínio.
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